O começo da reflexão das escolhas de trabalho

 (para pais, mães, adolescentes e jovens adultos)

Quando escolhi cursar Economia tinha 16 anos...entrei na faculdade com 17 em março de 1987. Escolhi Economia porque gostava e me dava bem com Matemática. Quase simples assim. 

Não que eu não tenha gostado do curso, mas a realidade foi bem outra do que simplesmente estudar matemática. Naquela época, tinha pouco acesso à pesquisa e suporte profissional. Lembro que fiz um teste vocacional em São Paulo, onde fiz o 3º colegial, e o resultado foi Psicologia, em primeiro lugar, e Economia em segundo.

Hoje existem tantas, mas tantas fontes de pesquisa que, ao contrário do que vivi naquela época, fica difícil ajudar os jovens a focarem no que pode realmente ajudá-los a encontrar ideias e avaliar as diferentes realidades de profissões que imaginam gostarem ou que tenham afinidade com os seus interesses e habilidades.

Uma boa surpresa foi descobrir há pouco tempo o MiSK Global Forum que é a flagship da plataforma global da MiSK Foundation, fundada pelo príncipe herdeiro da Árabia Saudita, Prince Mohammad bin Salman. O objetivo da fundação é dar suporte aos jovens sauditas para que possam, de forma ativa, participar do conhecimento econômico. No MiSK Global Forum 2017 convidaram 108 (!!) palestrantes: professores, cientistas e escritores renomados, Bill Gates, CEO´s de empresas como Google, Amazon, Skype, Khan Academy, IBM e outras. O tema central foi explorar, refletir e experimentar caminhos na direção de mostrar opções aos jovens sobre como:

1 - viver melhor: como ter uma “boa vida” no longo prazo considerando desde a saúde, hábitos saudáveis, bem-estar e interações sociais a novas formas de entretenimento e consumo de mídias.

2 - aprender de forma sustentável frente à todas as informações que são apresentadas hoje em dia, como filtrar o que vai agregar ao longo das nossas vidas.

3 – explorar possibilidades de trabalho na realidade atual e futura. Quais novas estruturas de trabalho aparecerão, como a inteligência artificial pode ameaçar o futuro do trabalho, diferenças e prós e contras entre trabalhos formais X freelancers X empreendedorismo.

Se interessar a você ou aos seus filhos, no canal do Youtube do MiSK Global Forum tem vários vídeos disponíveis, porém em inglês. Vi alguns deles e confesso que tem muita informação e depende muito do interesse da pessoa.

Selecionei estes vídeos pensando nos adolescentes de hoje e como poderiam começar a pensar no futuro do seu trabalho. Ideias para reflexão!

Jonas Kejellberg / co-fundador Skype (versão curta)

Jonas Kejellberg / co-fundador Skype (versão longa)

Sal Khan / fundador Khan Academy (versão curtíssima)

Sal Khan / Fundador Khan Academy (versão longa 24´)

Michele Levy / CEO Ilhabela Holdings (versão curta)

Deixe seus comentários

Post comentário como convidado

0
termos e condições.
  • Não foram encontrados comentários