TheWill2Grow
Agende uma consulta
TheWill2Grow

Perseverança, uma vez mais!

9 de junho de 2019
Já escrevi no passado alguns artigos sobre perseverança. Gosto muito de conhecer histórias de pessoas que se sobrepuseram às dificuldades e saem adiante independente do tempo que leve. Hoje vou compartilhar a experiência da Emanuela Quelho, uma mulher de 23 anos, sul-mato-grossense, que persistiu no objetivo de passar no vestibular de medicina por 5 anos. Isso mesmo, 5 anos! Se para mim, que tenho 48, 5 anos já é muito, imagine para uma pessoa de 18 anos!



A Manu passou por anos pesados na tentativa de passar. No segundo ano de cursinho começou a ter crises de pânico. Em boa parte pelo contexto que vivia, a 1000 km da casa dos pais, o avô faleceu, mas sobretudo pela ansiedade que vivia e não deu a devida atenção a tempo. Pelo medo de estar em lugares com muitas pessoas, acabou se isolando e, com o tempo, desencadeou uma depressão. Levou algum tempo para procurar ajuda profissional e quando foi, precisou ser medicada até sair da crise. A terapia em paralelo e o apoio da família foram fundamentais.
Hoje, Manu diz que a motivação maior em persistir e passar no vestibular foi o sonho que tem desde criança de ser médica. E médica sem fronteiras! Ela me contou também que pensava que se quisesse ser médica enfrentaria problemas maiores do que esse na prática da profissão, então que essa etapa já serviria como uma prática. Quanta maturidade!
Agora ela está no terceiro ano de Medicina e adivinhem o que faz? Desde 2017 tem uma página no Facebook (Medmotiva) com quase 20.000 seguidores e perfil no Instagram (Medmotivanoinsta) e ajuda vestibulandos com dicas de todos os tipos para que persistam e encontrem a motivação para seguir adiante. Além disso, ela posta depoimentos de estudantes que passaram por dificuldades assim como ela para passar no vestibular.
Então, se você está se preparando para o vestibular ou mesmo ainda no ensino médio, dá uma olhada nos seus hábitos, pressões que possa estar vivendo e tente suavizar seu dia. Fale com pessoas que te entendam ou com profissionais da área da saúde, coaches ou familiares. Compartilhe o que sente! A vida vai muito além do vestibular e, por mais dificuldades que enfrente, caia e levante!