O que é Coaching

De acordo ao ICF, coaching é uma parceria intencionalmente provocadora e criativa entre coach e coachee (cliente), que o inspira para maximizar o seu potencial pessoal e profissional.

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Algumas razões para fazer coaching

  • Algo urgente que pode trazer uma mudança que está em jogo – desafio ou oportunidade;
  • Existe uma lacuna no conhecimento, habilidades, confiança ou recursos;
  • Vontade de acelerar resultados;
  • Falta de clareza com escolhas que precisam ser feitas;
  • O Sucesso começa a se tornar problemático;
  • Trabalho e vida estão desequilibrados, gerando consequências indesejadas;
  • Principais pontos fortes precisam ser identificados, juntamente com a melhor forma de aproveitá-los.

Como é o processo de coaching?

O processo de coaching inicia com uma primeira entrevista, que pode ser realizada pessoalmente, por Skype ou telefone. Serve para entender as oportunidades e desafios da pessoa, definir o escopo do trabalho e estabelecer resultados esperados.

As seguintes sessões de coaching poderão ser conduzidas pessoalmente ou por Skype. Cada sessão dura em torno de 1 hora e o coach pode solicitar ao coachee (cliente), entre uma sessão e outra, que coloque em prática algumas ações pertinentes ao alcance da sua meta. A duração do processo de coaching pode variar dependendo das necessidades e preferências de cada cliente.

Qual é o papel do Coach?

  • Descobrir, esclarecer e alinhar o que o cliente quer alcançar;
  • Encorajar o cliente a se autodescobrir;
  • Elucidar soluções e estratégias geradas pelo cliente;
  • Manter o cliente responsável pelo seu próprio processo de coaching.

O que o coaching espera de você?

Para que seja bem sucedido, o processo de coaching pode solicitar algumas coisas do coachee (cliente) e todas elas começam com uma intenção favorável ao processo ou vontade de avançar e crescer para alcançar a meta proposta.

Outros aspectos que o cliente pode precisar por em prática são:

  • Foco genuíno nele mesmo;
  • Observar o comportamento e comunicação com os outros;
  • Ouvir suas palavras, pressupostos e julgamentos;
  • Desafiar atitudes, crenças e comportamentos existentes, além de desenvolver novos que conduzam o coachee (cliente) ao seu objetivo;
  • Agir de forma decidida, mesmo que possa ser desconfortável em um primeiro momento.